maio 06, 2007

Duelo: Baron Vista vs. Count OSX


Volta e meia, aparece a clássica questão relacionada com os dois sistemas operativos de referência, Windows e MacOS (não necessáriamente por esta ordem) :Fraquezas e benefícios de um e de outro.
Obviamente, a responsabilidade de ter praticamente 90% de quota de mercado em matéria de sistema operativo, deveria levar a Microsoft a cuidar melhor dos seus 600 milhões de utilizadores, segundo os números que o próprio Steve Ballmer anunciava no final de 2004 numa conferência pública, ou seja, a introdução de uma nova versão, no caso o Windows Vista, não deveria incutir no utilizador a resistência à mudança i.e., fazendo-o optar por conservar a versão anterior, por sua vez, mais estável e sem requisitos obrigatórios em termos de upgrade de hardware. Para quem está no mercado, a estratégia (sw/hw) até se pode entender, julgá-la justa será outra questão.
Por outro lado, o outro Steve (o Jobs), mantem estável os seus quase 4% de share mundial com o MacOS, o site W3Schools apresenta dados interessantes e actualizados sobre 3 players do mercado.

Mas o formato mais engraçado sobre a a tal rivalidade Win/MacOS vem com o cunho CNet, que, sob a forma de duelo setecentista, aborda os pontos fortes e fracos dos ditos. A ver & ler aqui.