junho 11, 2007

WWDC


Transmitir para um post de blog, toda a emoção e entusiasmo que rodeia um dos maiores eventos mundiais em torno de desenvolvimento de aplicações para uma plataforma, não é, de todo, fácil. Somente quando físicamente se assiste, se consegue ter a noção cabal que mexe com acontecimentos deste nível. A World Wide Developer Conference, que hoje começou em S.Francisco, e da responsabilidade da Apple, é um gigantesco melting pot de ideias, experiências e convivências de todos aqueles que fazem do Software a sua razão de existir.
E desengane-se aquele que porventura pensar que é um evento com exclusividade de desenvolvedores que apenas e só trabalham com a plataforma.

Mais a mais, e há uns dias publiquei isso mesmo, duas empresas plenas de criatividade, não podem obviamente ficar de costas voltadas. Ao imenso mercado Windows falta-lhe, por inerência ao gigantesco peso, a necessária agilidade para que novas versões correspondam efectivamente àquilo que os utilizadores esperam: inovação, rapidez, simplicidade e fiabilidade entre alguns outros pontos.

Leopard, é o nome de código da versão Mac OS 10.5, que em Outubro será disponibilizado pela Apple, naturalmente numa versão única e descomplicada como é apanágio, por um valor de $129.
E nesta versão, o agora ainda isolado Boot Camp, fará parte do sistema, o que permite correr XP ou Vista com performance nativa. Também o browser da Apple, Safari, está já hoje disponível para Windows.
Jobs sabe que existe um enorme mercado e a fera com que baptizou a nova versão de sistema operativo, vai ser solta.
Hoje, li com surpresa um artigo de um 'convertido' -muito conhecido na imprensa- que até há bem pouco tempo, não creio que fosse viável essa mesma conversão. A decisão tomada parece-me óbvia: alia um hardware excepcional e conjuga dois sistemas se assim o pretender.
Só não vê quem não quer.