agosto 31, 2007

Stakeholders



'The social responsability of business is to increase its profits' assim escreveu Milton Friedman no título de um artigo da década de '70.

É discutível. E hoje, talvez não faça tanto sentido porque é absolutamente vital não desvalorizar 'players' com relevância primordial e que passam pelos próprios trabalhadores, accionistas, fornecedores, clientes e, não menos importante, a opinião pública em geral. São, no fundo, personagens ou grupo deles que podem afectar ou serem afectados por via das actividades desenvolvidas por determinada empresa, sem estarem necessariamente envolvidos na sua operação directa.
São, aquilo que hoje em dia, se convencionou chamar de 'stakeholders'. Muito embora haja claramente uma divisão de grupo primário (os que têm impacto directo na empresa e a qual depende em larga escala deles mesmo) e secundário, que agrega elementos não vitais ao desnvolvimento da empresa mas que, mesmo assim, tem interactividade com ela.
Não é fácil mas é, porém, imperativo, para o gestor, conciliar interesses e objectivos de cada grupo de 'stakeholders', por isso, é forçoso existir uma habilidade para criar riqueza/valor, reforço de imagem e subsequentemente satisfação para os diferentes grupos: as partes interessadas.
No fundo, é de relacionamento transparente que se trata. Sempre.